domingo, 9 de agosto de 2015

Nossa aventura no Chile

Olá!

Vou começar uma série de postagens com nossas andanças pelo Chile, nas férias. Ficamos do dia 29/07 a 08/08 lá, e passamos por vários perrengues (ocasionados principalmente pelo cartão de crédito, que funcionava quando queria, mesmo eu tendo solicitado o desbloqueio para uso no exterior antes da viagem, e com saldo para utilizá-lo), e fortes emoções.

Aqui, um parêntese sobre a questão do cartão de crédito: levamos uma parte do valor das despesas em dinheiro, e outra parte pretendíamos gastar no cartão. Só que bem cedo descobrimos que meu cartão simplesmente não queria funcionar conforme nossa vontade, e isso nos abalou bastante, pois tivemos que mudar nosso planejamento, acabamos gastando mais do que o previsto, deixamos de conhecer alguns pontos turísticos, passei estresse com a administradora. Só não o cancelo porque ainda assim ele me é conveniente. Ainda bem que levamos uma parte em dinheiro, senão estaríamos f...ritos.

Mas, em compensação, foi uma viagem onde conhecemos lugares incríveis, coisa de cinema mesmo, e também conseguimos levar nossos filhos para conhecer a neve. Eu e meu marido já estivemos no Chile, antes de termos filhos, e achamos que valia a pena voltar a visitá-lo - algo que quero repetir algumas vezes, pois o país é uma tripa, com paisagens incríveis, que pretendo conhecer.

Nesse período, conhecemos o deserto do Atacama, o mais seco do mundo, e voltamos a Santiago - onde já havíamos visitado alguns pontos turísticos na viagem anterior.

Fiquei de olho no Melhores Destinos pra ver se aparecia alguma promoção boa de passagens pra Santiago, e quando apareceu, não conseguia achar preço razoável em nenhuma data da tabela. Até que teve uma data com ótimo preço, mas teríamos que ficar mais tempo do que pretendíamos, e por isso resolvemos conhecer também o Atacama (antes, pretendíamos ficar somente em Santiago).

A viagem foi planejada com alguns meses de antecedência (tá certo que o lance com o cartão de crédito fez uma boa parte do nosso planejamento ir por água abaixo), pesquisei bastante na internet antes de irmos, e minha principal preocupação era ir ao deserto mais árido do mundo com meus filhos. Por que a gente passar perrengue é uma coisa, mas levar os filhos pra sofrer é outra bem diferente.

Não achava muitas informações sobre crianças no deserto, mas as poucas que achei até que eram animadoras (só faziam restrição quanto à idade - não levar crianças muito pequenas). Consultei o pediatra, que deu um ok (ufa, coração muito aliviado e feliz nesse dia!), levei uma farmácia na mala (da qual meus filhos só usaram Dramin), fiz um seguro-saúde pra todo mundo, e fomos viver nossa aventura.

Ela começou já no dia 29/07, quando chegamos a Santiago por volta de 22:00. Nosso voo para Calama, a cidade mais próxima de San Pedro de Atacama (base para realizar os diferentes passeios pelo Deserto do Atacama) sairia pela manhã, no dia seguinte, por volta de 06:40 da manhã.

Bem em frente ao aeroporto há um hotel, mas cujas diárias custam aproximadamente R$ 600,00, para 4 pessoas. Considerando que havia o tempo para pegar as malas, fazer a imigração, check-in no hotel, e depois acordar cedo pra fazer o despacho das malas (ok, o hotel é na frente do aeroporto, mas isso não quer dizer que dá pra você acordar meia hora antes do voo), achamos que não valeria a pena pagar tudo isso pra ficar umas cinco horas "dormindo" - acho que eu não conseguiria relaxar e dormir de verdade, com medo de perder o outro voo - melaria todo o resto do passeio. Vi nesse site que há uma opção mais barata de hotel perto do aeroporto, com transfer para os hóspedes, entre o hotel e o aeroporto, e pareceu uma boa opção, mas demoramos demais pra decidir, e acabamos não conseguindo reservar.

Solução: passamos a noite no aeroporto... Andamos um pouco por lá - o aeroporto não é gigante, como o de Guarulhos, então a gente vê algumas coisas aqui, outras ali, e tem a impressão que já viu o suficiente. Paramos num restaurante chamado Gatsby, no andar de cima, comemos, e depois fomos para uma área mais reservada, no próprio restaurante, onde tem uns bancos que dá pra descansar um pouco mais à vontade.


Cachorro quente com abacate - diferente...

Aeroporto de Santiago, e minha cara de cansada.

O sol nascendo nos Andes - visão linda!

Vários picos bem pontudos - parecem um serrote.

Quase chegando no aeroporto de Calama - já estamos no deserto!

Algumas casas em Calama - pertencem aos trabalhadores da mina Chuquicamata - de onde sai 70% do PIB chileno (conforme informação do motorista do transfer).

Paradinha antes de chegar em San Pedro de Atacama.

Cordilheira de Sal - uma prévia das (muitas) paisagens diferentes que veríamos nos próximos dias...

Eu, feliz por estar viajando!

Agora, vou me despedir, mas, se tiver paciência, passe por aqui de vez em quando. Não sou fotógrafa, mas prometo que postarei algumas fotos de lugares incríveis!

Um abraço!

Juliana


Nenhum comentário:

Postar um comentário