quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Lagunas Altiplânicas - Deserto do Atacama

Olá!

O passeio que fizemos às Lagunas Altiplânicas, no Deserto do Atacama, foi um dos mais bonitos que fiz. Mas, veja só, não estou dizendo que foi um dos mais bonitos que fiz durante essa viagem, mas sim, durante MINHA VIDA INTEIRA. Fiquei tão abalada emocionalmente quando cheguei lá, que até esqueci de pedir pra alguém me fotografar na paisagem que achei mais linda. Sabe aquele lugar que não precisa fazer esforço, as fotos saem maravilhosas? Então, esse é um lugar desse tipo.

O caminho para lá já nos reserva lindas paisagens. Vicunhas pastam pelos campos (vimos até atravessando a estrada!) - afinal, passamos por área de proteção ambiental - a Reserva dos Flamingos, e a caça desses animais foi proibida, tanto as vicunhas, quanto os flamingos. A tal Reserva dos Flamingos é um parque, mas dividido em setores espalhados pelo deserto, então a gente faz vários passeios pelo Deserto do Atacama, e acaba percorrendo os diversos setores da Reserva.

Passamos próximo a alguns vulcões - o guia vai falando o nome deles, mas são vários, e não fotografei porque estava do outro lado do ônibus, e também estava meio escuro ainda. Mas dá pra ver a fumacinha saindo de um deles, se não me engano, o Lascar. Aliás, vulcão também é algo redundante por aquelas bandas - há muitos, de vários formatos, tamanhos... Só não dá pra falar que a gente enjoa de vê-los, porque não dá pra enjoar - eles são lindos!

Nessa época do ano (final de julho), o dia demorava a amanhecer. O sol só saia no horizonte bem depois das 8 da manhã. Dica: vá bem agasalhado. Então, nesse dia, vimos a lua sumir (essa mesma que vimos nascer, no dia anterior, no Valle de la Luna. Bem amarelona, sobre o Salar de Atacama (essa parte branca, no meio da foto aí embaixo). Hipnotizante.



Aqui, uma igreja na cidade de Socaire - só vimos pela janela. Estamos a mais de 3.000 metros de altitude, e esse povoado fica no caminho para as lagoas. Há várias cidadezinhas em volta do Salar de Atacama, que é o um dos maiores do mundo - o primeiro fica na Bolívia. Socaire é apenas uma delas - há também San Pedro de Atacama, que acredito ser a maior, Toconao, Peine. Mas ainda vamos subir bastante - as lagoas estão a mais de 4.000 metros de altitude.



Uma vicunha no meio da paisagem - vimos muitas, várias vezes, em diversos passeios.



A partir daqui, começa o momento "meudeusquelugarlindomaravilhoso!". A gente desceu do ônibus logo na entrada do parque, daí tem um caminho, onde a paisagem, que já é linda, vai ficando cada vez mais linda! Redundante, eu sei, mas é verdade - é tão bonito que nem dá pra explicar muito, só vendo lá, com os próprios olhos, pra saber.




São duas lagoas, próximas uma da outra. A maior (e que me deixou em transe) é a Laguna Miscanti, que vemos nas fotos aí embaixo.



Foi quando vi essa paisagem, com a água meio congelada, que meu cérebro também paralisou - fiquei em choque com tanta beleza num lugar só. :o










O céu, sempre azul, ficou assim todos os dias em que estivemos no Atacama.



Eu nem tinha me recuperado ainda, quando vi a outra lagoa. Essa é a Laguna Miniques, menorzinha - as duas são ligadas subterraneamente. No canto esquerdo, são vicunhas passeando, lá longe, perto da lagoa - mas a gente conseguiu ver, com o binóculo que o guia levou. Nas bordas, sal.



Feliz por conhecer um lugar tão maravilhoso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário