segunda-feira, 6 de julho de 2015

Milhada

Olá!

Minha família frequentemente se reúne e vive inventando novidades - bazar, festa junina, chás de bebês... É muito gostoso encontrar os familiares, e curtir bons momentos...

Nosso último encontro foi marcado pela "milhada". Passamos o dia inteiro trabalhando nos mais diversos tipos de serviço, tudo relacionado ao milho. Mas não é ruim, não - o resultado é que a gente também passa o dia inteiro comendo - só coisitas gostosas! Resolvi acompanhar o processo de produção fotografando - cheguei atrasada ao evento, mas mesmo assim deu pra fotografar muita coisa.

Abaixo, algumas fotos para ilustrar o processo. É tudo bem dinâmico - várias pessoas trabalhando em linhas de produção - tem gente pra tudo: descascar, ralar, costurar as pamonhas, fazer bolo, mexer as panelas, fazer a sopa (ou mingau), e por aí vai... Ô delícia!



Milho ainda com casca e cabelo.

É muito milho...

Milho ralado - ingrediente base para várias delícias - sopa, curau, pamonha e bolo.

Peneirando.

Sopa (ou mingau, como falam na minha família) de milho.

A foto não está bonita - mas, acredite, isso aí tava divino. Impossível comer só um prato!

As cascas que vão virar "roupinhas" de pamonha.

Costurando os saquinhos das pamonhas.

Saquinhos de pamonha, já costurados.

Pamonhas já com a massa, crua, sendo fechadas.

Cozinhando as pamonhas.

Pamonhas já prontas - delícia!

Curau, sendo preparado por minhas tias queridas.

Curau peneirado.

Curau com massa de milho sem peneirar, pra quem gosta de sentir os pedacinhos de milho...

Milho cozido.

Bolo de milho.

Esta que vos escreve - e adora milho!!!

Dá muito trabalho, como você pôde ver nas fotos, mas é tão gostoso! Como diria algum comercial daquele cartão de crédito - reunir-se com pessoas queridas, pra cozinhar coisas gostosas - não tem preço!

E aí, dá água na boca, ou não dá? A gente nem consegue comer tudo no mesmo dia, então vamos embora com vááárias sacolinhas, com curau, pamonha etc., pra comer nos dias seguintes. Ou seja, passamos praticamente a semana inteira comendo milho. Bom demais!

Abraço!

Juliana


2 comentários:

  1. Há muito que agradecer e muito pouco a reclamar . Agradeço por exemplo ,gostar de coisas simples ,coisas de caipira ,que aprendeu a chupar fruta no pé ,comer verdura de todos os tipos ,colhidos na horta caseira que a família sempre tinha ,desde o tempo dos avós e tanta coisa ,que fica difícil descrever .
    Agradecer também a Deus pela nossa família ,que de vez em quando se reúne para comer ,dar risada e jogar conversa fora .Infinitos agradecimentos a querida irmã Marisa ou Mara e o cunhado Moraga ,que com paciência de Jó ,recebe a todos com muito carinho . O dia da milharada esteve Divino ,assim como Divino é o milho . Alimento gostoso ,lindo desde o grâo ,que é semente ,a plantação ,as espiguinhas soltando a cabeleira sedosa e uma vez no ponto é só alegria . Felizes somos nós por encontrar em cada recanto desse planeta ,tanta variedade de alimentos É só plantar ou semear ,que a terra tem encanto e vida . Certa vez um aluno ao expor um trabalho fêz a seguinte observação : Não demora muito ,feliz vai ser quem tiver pelo menos um canteiro no fundo do quintal ,para poder comer alimento puro .Acho que é por aí mesmo . Nem sei o que estamos ingerindo mesmo , à mercê da ganância pelo lucro .Que Deus nos proteja .

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir