sábado, 19 de setembro de 2015

Ruínas de Pukara de Quitor

Olá!

Hoje, vou colocar algumas fotos do nosso passeio às ruínas de Pukara de Quitor, em San Pedro de Atacama. Essas ruínas ficam num local estratégico, pois a visão lá do alto alcança muitos quilômetros de distância. Antigamente, essas ruínas eram uma fortaleza, utilizada pelo povo atacamenho, porque o lugar onde fica a cidade de San Pedro de Atacama é um oásis - então, a presença da água na região a tornava cobiçada por outros povos, mesmo antes da chegada dos espanhóis. Infelizmente, quando eles chegaram, a fortaleza não resistiu ao poder das armas de fogo, e a região foi dominada.

Eu gosto de passeios relacionados a História, mas quem gosta de apreciar belas paisagens também pode incluir esse local na sua lista. É muito linda a vista lá de cima.

Não consegui visitar os dois mirantes no topo da montanha, porque são acessados por trilhas diferentes, e eu fui lá de tarde - não daria tempo de visitar os dois (lembre-se - trilhas em montanhas já são mais difíceis por si só; em SPA, essa dificuldade aumenta, devido à secura do ar. Leve água). Então, fui no da trilha mais curta - o que dá pra ver o oásis lá embaixo. O outro, que não visitei, tem o Vale da Lua como paisagem.

Do ponto de vista histórico, achei que poderiam colocar mais informações - lá em cima também. Pelo menos na parte que visitei, elas ficam todas concentradas na parte de baixo da fortaleza, como essa placa - há várias, contando a história da ocupação do território atacamenho, tanto pelos povos indígenas, quanto pelos espanhóis:




Confira mais algumas fotos:









Essas foram tiradas na parte de baixo do sítio arqueológico - tem um caminho até lá, que pode ser acessado por bicicletas também. Vimos vários ciclistas nas ruínas; na bilheteria há um local para prender as bicicletas, enquanto visita-se a parte superior da atração.







 




Lugar bonito, né? Não é tão difícil de visitar, e rende belas fotos.

Um abraço!

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário