quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conservatório de Tatuí, Capital da Música


Olá!

Semana passada, estive em Tatuí - SP, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos ou, para os íntimos, Conservatório de Tatuí (até já estou prevendo a reação da minha mãe, quando eu contar pra ela: "Por que não me convidou pra ir também?"), para assistir a uma peça de teatro desenvolvida para os funcionários da empresa onde trabalho, como forma de entretenimento, e também de sermos homenageados.

Pois bem. Embora eu tenha nascido (só nasci, nunca morei) e também trabalhado em Tatuí durante mais de um ano, nunca tinha ido ao Conservatório. Enquanto trabalhei na cidade, falei com gente que veio de outro país pra estudar lá. Eu sabia que o conservatório é famoso no meio artístico e tal, mas eu desconhecia o grau de sua importância e influência. Sabe aquela coisa de você ir até um lugar e só depois procurar saber mais a respeito? Então, foi assim...

O Conservatório é um senhor de mais de 60 anos, por onde já passaram e se formaram vários músicos, de renome nacional e internacional. Tem muitos cursos (47, pra ser exata) de alto nível de qualidade. Ser formado no Conservatório de Tatuí, por si só, já é mostra do grande talento de quem estuda lá.

E pelo fato de Tatuí exportar e receber tantos talentos em música, a cidade, que já era conhecida há tempos como Capital da Música, foi declarada oficialmente como tal.

Estou escrevendo tudo isso aqui, sempre lembrando do tio João, queridíssimo, que mora na cidade, e acha que tudo lá de Tatuí é melhor, mais bonito etc.. Cá entre nós, realmente, dá um certo orgulho saber como o Conservatório é tão importante, e escrevo essa postagem também como uma forma de homenagear a terra por onde resolvi vir ao mundo...


Seguem abaixo algumas informações retiradas do site do Conservatório (http://www.conservatoriodetatui.org.br/index.php):

Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Mantido pelo Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, o Conservatório de Tatuí é administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

Reconhecido centro de excelência de ensino de música, luteria e artes cênicas, ele está localizado a 130km da Capital, concentra estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e de países da América Latina. O Conservatório de Tatuí também recebe estudantes ocasionais que deslocam-se da América do Norte, Europa e, até, Ásia, para o aperfeiçoamento em música brasileira.

Com mais de 55 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus 47 cursos distintos, gratuitos, tem duração média de seis anos, sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e até mesmo internacionais.

Além de total infra-estrutura – salas de aulas, instrumentos e um alojamento - o Conservatório de Tatuí disponibiliza a seus alunos programa de ensino atualizado. O complexo musical abriga um setor de artes cênicas, grupos de canto-coral e conjuntos pedagógicos e artísticos-pedagógicos. São orquestras, bandas, big bands e grupos de música de câmara por meio dos quais os alunos têm assegurados a prática musical e o contato com instrumentistas profissionais.

Além de ensino de alta qualidade, o Conservatório de Tatuí mantém uma agenda artística invejável. São encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. A produção interna é, ainda, levada aos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo ao longo do ano, por meio de apresentações de grupos pedagógicos e pedagógico-artísticos.

Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório contribuiu de forma essencial para que Tatuí, sua cidade sede, ganhasse o título de “Capital da Música”. O título foi dado ao município por meio da lei estadual 12.544, que oficializa Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”, em 30 de janeiro de 2007.

A partir de 2012, o Conservatório de Tatuí fornecerá, juntamente com a ETEC Paula Souza, certificação técnica inédita para os alunos que concluírem o curso, uma vez cumprida a grade curricular da escola e as disciplinas exigidas pela ETEC.




Estátua na frente do teatro do Conservatório


Outro ângulo




















Tapete no hall de entrada, achei fofo e não resisti - cliquei! Dá até dó de pisar...




Esta que vos escreve...



















Um abraço pra você que teve curiosidade e leu até aqui!

7 comentários:

  1. O seu próximo presente vai ser uma flauta ,viu sua teimosa .Deixe expandir o seu potencial ,pois todos temos artistas em nós.Arte é inspiração DIVINA .Deixe-se abençoar.... Mãe Elisabeth

    ResponderExcluir
  2. Se eu ganhar uma flauta, acho que vou doar para a ABOS - kkk!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá, Voz de Tatuí!

      Moro em Sorocaba, e não moro em Tatuí, porque, apesar de ter nascido (minha mãe morava em Iperó, e fez o pré-natal em Tatuí, por isso nasci na Santa Casa) e trabalhado aí, minha vida atualmente está estruturada aqui por essas bandas. Mas sempre digo - pessoal daí é tudo gente boa!

      Já visitei seu blog, e inclusive compartilhei a notícia da apresentação de tango no Conservatório, ok?

      Valeu pela visita e pelos comentários!

      Abraço!

      juliana

      Excluir
  4. ah veja meu blog vozdetatui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Qualquer dia vou até Tatuí para visitar a Igreja Matriz da cidade que fiquei sabendo que é muito bonita .Quando bebê já estive lá ,pois foi lá aconteceu o meu batizado .Segundo a minha mãe ,quem me batizou era uma senhora muito bondosa . Que bom !

    ResponderExcluir
  6. É Tatuí... (leia com a voz do Tio João - hehehe...)

    ResponderExcluir