segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Assunto seríssimo - pessoas desaparecidas

"O desaparecimento de pessoas é um problema mundial que afeta de modo mais profundo os países menos desenvolvidos, devido à precariedade de meios para investigação, busca e identificação dos desaparecidos. O número de pessoas desaparecidas no Brasil não é conhecido, uma vez que não existem estatísticas confiáveis. A mais extensa pesquisa sobre pessoas desaparecidas foi feita em 1999, com apoio do Ministério da Justiça, pela ONG Movimento Nacional de Direitos Humanos. A pesquisa resultou no livro “Cadê Você”, que aponta um número impressionante: mais de 200.000 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil.


A falta de informatização e de uma política de comunicação entre as polícias estaduais brasileiras impossibilita se apurar, com precisão, qual o número anual de desaparecimento de pessoas no país, quais as principais causas que levam ao desaparecimento e um perfil do desaparecido."


(Texto retirado do site Mães da Sé)



DICAS PARA PREVENIR DESAPARECIMENTOS


Importante: sempre converse com seu filho, desde pequeno, em linguagem compatível à idade da criança, sobre as situações que envolvem risco.



ORIENTAÇÕES AOS PAIS

• Orientar os filhos a não aceitarem doces, presentes, ou qualquer outro objeto de estranhos, podendo aceitá-los de conhecidos e parentes, somente com prévio consentimento dos responsáveis.

• Manter bom relacionamento com a vizinhança.

• Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.

• Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.

• Ensinar ao seu filho o seu nome completo, endereço e telefone e os nomes dos pais e irmãos.

• Não autorizar o seu filho a brincar na rua sem a supervisão de um adulto conhecido.

• Evite deixar o seu filho em casa sozinho.

• Providenciar a carteira de identidade do seu filho, através do Instituto de Identificação.

• Faça com que as pessoas que necessitam de atenção especial, que vivem sob sua responsabilidade tenham sempre consigo (no bolso ou gravado em uma medalha) seus dados de identificação.

• Observe o comportamento do seu filho, ficando atento às possíveis mudanças.

• Conheça o tipo sangüíneo e o fator RH da criança.

• Seja amigo do seu filho, deixando-o à vontade para confidenciar-lhe os seus problemas ou vitórias.


CRIANÇAS E PESSOAS DESAPARECIDAS - COMO AJUDAR!

• Observar o comportamento de novos vizinhos em relação ao tratamento dispensado aos menores que com eles convivem, comunicando à Polícia qualquer fato suspeito.

• Observar, em via pública, o trânsito de menores desacompanhados, idosos e portadores de necessidades especiais, caso apresentem desorientação, possibilidade de extravio ou mesmo dificuldade de expressão, comunique o fato à Polícia para que prestem a devida assistência. O ideal é que você possa levar a pessoa até o posto policial mais próximo.

• Comunicar e registrar o desaparecimento do menor ou do adulto imediatamente após constatada a sua ausência, na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida. Deve-se apresentar fotografia e documentação do ausente, caso existente, para início da busca.
Para o menor, é necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento. No entanto, a ausência do documento não impede o registro e a busca.
ATENÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO AGUARDAR 24 HORAS APÓS O DESAPARECIMENTO - MUITAS DELEGACIAS AINDA DESCONHECEM ESSE FATO.

• Caso ocorra o retorno voluntário do desaparecido ao lar, contatar a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, comunicando o fato.


COMO PARTICIPAR!

Se você conhece ou tem contatos com alguma rádio, jornal ou emissora deTV na sua cidade, peça que eles divulguem gratuitamente o material criado. (*)

Você pode imprimir ou tirar um xerox do cartaz e deixá-lo exposto em local bem visível.

Converse sobre o assunto com os seus amigos, criando uma corrente solidária.

Crie uma comunidade no orkut.

Se você souber de algum caso solucionado, entre em contato com a Polícia Civil.

Informe-se sobre como orientar seus amigos e familiares sobre o assunto.

Para dar informações sobre paradeiros de pessoas desaparecidas, ou denunciar crimes contra crianças e adolescentes, use o Disque 100. A ligação pode ser feita de todo o Brasil, e é gratuita.

Observação: às vezes, as fotos aí embaixo não aparecem; caso isso aconteça, é só apertar a tecla F5 para atualizar a página, ok?




Nenhum comentário:

Postar um comentário