quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Parque Marinho da Coroa Alta e Rio João de Tiba

Olá!

Nessa postagem, vou colocar algumas fotos do passeio que fizemos ao Parque Marinho da Coroa Alta e no rio João de Tiba (que também aparece aqui), em Santa Cruz Cabrália, Bahia. Fizemos os dois passeios num dia só, mas é possível fazê-los separadamente.

O barco parte do cais de Santa Cruz Cabrália, navega um pouco pela foz do rio João de Tiba, até sair pro mar, em direção ao Parque Marinho da Coroa Alta - que é um banco de areia e coral, no meio do mar. Depois, na volta, ele sobe um pouco pelo rio e paramos numa ilha, pra comprar doces e cair na lama. Tanto na ida quanto na volta, as paisagens são muito bonitas.

Antes do passeio, no cais, dá pra alugar Crocs (imprescindíveis - sem eles, é muito difícil caminhar no coral), snorkel, máscara. No Parque Marinho mesmo, não ficamos muito tempo, creio que por causa do horário da maré - na volta, estava bem mais baixa. Fizemos uma parada no meio do caminho, para almoçar, antes de iniciar a subida do rio.

No Parque, não tiramos muitas fotos, mesmo tendo levado capa plástica para a máquina. Não dava tempo de ficar tirando fotos. Eu não entrei muito na água, porque meu filho preferiu ficar na areia, mas meu marido e minha filha viram vários peixes. Escutei gente falando que viu até tartaruga...

Agora seguem algumas impressões negativas que tivemos (nada que comprometesse o passeio, mas achamos muito chato):

- Na chegada do cais, os vendedores dos passeios ficam disputando os turistas. Prefeitura de Santa Cruz Cabrália: organize isso aí, péssima imagem para a cidade.

- Na hora de comprar os ingressos, eles tentam lotar ao máximo cada barco. Pelo que percebi, saíram dois barcos, bem cheios. O problema é que isso atrasa o início do passeio e compromete o conforto dos passageiros.

- Ficamos pouco tempo no parque, cerca de 45 minutos (creio que devido ao horário da maré, mas se não houvesse muvuca no início do passeio no cais, para tentar lotar os barcos, poderíamos ficar pelo menos mais meia hora).

- A parada pro almoço: lugar com poucos banheiros, o guia disse que teríamos uma hora de parada, mas ficamos menos do que isso. Tivemos que sair correndo, pra pagar a conta.

- O banho de lama, na Ilha do Sol, também é muito rápido, meu marido nem conseguiu entrar. Acho que só ficamos uns dez minutos na lama, eu e as crianças; quando eu ia sair pra olhar nossas coisas e meu marido poder entrar, o guia disse que deveríamos sair. Antes, ficamos um tempão na área destinada à degustação (e compra, claro) dos doces, porque não dava pra ir no banho de lama sem o guia. Magoei!

Confira as fotos.

Abraço!

juliana



Rio João de Tiba
Vista do Rio João de Tiba


Mangue
Mangue com raízes escondidas; maré alta.



Passeio Parque Marinho da Coroa Alta
Recife separando o rio (na parte de baixo da foto) do mar.

Passeio Parque Marinho da Coroa Alta
A Seleção da Alemanha ficou hospedada aqui por perto; que chato, não?


Passeio Parque Marinho da Coroa Alta
Linda paisagem!

Parque Marinho da Coroa Alta
O barco não pode atracar no coral, então descemos num bote, que é puxado por esse cara aí.






Parque Marinho da Coroa Alta



Fazendo o caminho de volta.



Mangue com raízes à mostra; maré baixa.



Foi lá de cima que tiramos a primeira foto dessa postagem.



Subindo o rio.











































































































































Caranguejo, na Ilha do Sol.


Olha como ficou nosso guia, no banho de lama.





Nenhum comentário:

Postar um comentário