sexta-feira, 18 de julho de 2014

Uai

Olá!

Nas nossas férias, andando pelas bandas de Minas, deparei-me com a seguinte dúvida: por que será que o mineiro fala "uai"? Questão anotada no caderninho (nas minhas viagens, ando com um caderninho, anotando as coisas que acho interessantes, ou pretendo pesquisar mais tarde. Duas vezes, acharam que eu era repórter por causa desse hábito...), e agora toca pesquisar.

Pois não é que encontrei várias explicações diferentes? Na internet, pelo menos três teorias para a origem do vocábulo aparecem:

Teoria 1 - A palavra "uai" não é exclusividade dos mineiros. É um vocábulo do português antigo, mais precisamente uma interjeição, com vários sentidos, e também é usado em Portugal. Como muitos portugueses andaram por Minas, acabaram deixando essa palavra por aqueles lados...

Teoria 2 - Antigamente, quando havia bastante exploração de ouro em Minas, algumas companhias de mineração inglesas instalaram-se no estado. Assim, o "why" (por que?) dos ingleses teria virado "uai" no linguajar dos mineiros que conviveram com o povo inglês, e a palavra acabou incorporando-se ao vocabulário.

Teoria 3 - Durante a Inconfidência Mineira, os revoltosos (muitos maçons) reuniam-se secretamente, e a senha para entrar nos locais de reunião era UAI (União, Amor e Independência). Depois que a rebelião acabou, a senha acabou "pegando" e ficando.

Teoria do meu marido - nenhuma das anteriores. Deve ser alguma palavra indígena que acabou sendo incorporada ao vocabulário mineiro.

E eu, o que acho disso tudo? Sei lá, uai! Só sei que não duvido de nenhuma das teorias...

E você, conhece mais alguma?

Abraço pra você que leu meus devaneios...

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário