sábado, 17 de dezembro de 2011

Adjetivos

Olá!

Gosto de adjetivos. Com eles, narramos histórias; imaginamos cenários, aventuras, personagens... Dão detalhes sobre as situações, as pessoas, as paisagens... Imagine contar aos amigos como foi o filme ou a balada sem usar adjetivos - não tem graça! E como contaríamos histórias às crianças sem eles???

Alguns escritores sabem usá-los com maestria (uma arte, em minha opinião; utilizá-los sem critério pode causar a impressão de "encheção de linguiça", enrolação...), a ponto de impressionar os leitores pelo seu estilo. Porque, no fundo, o que o escritor quer é que alguém leia - e goste! - de sua obra.

Por que estou escrevendo isso?

Porque algumas descrições, pela riqueza nos detalhes, com adjetivos empregados adequadamente, têm o poder de seduzir o leitor ao ponto de gravar-se em sua memória.

Exemplo: hoje, pela manhã, o céu estava sem nuvens, e o ar tinha um cheiro de mato. Resultado: lembrei-me de "Clarissa", livro de Érico Veríssimo, que li há aproximadamente 10 anos. Há um trecho no livro em que ele descreve o frescor, as cores da manhã, pelo olhar e percepção de Clarissa, com tanta beleza e graça, que isso me marcou. Frequentemente, quando o dia ainda está se aquecendo, lembro-me de "Clarissa".

Outros autores que já li e sabem nos envolver, somente usando corretamente os adjetivos:

- José Mauro de Vasconcelos - sim, você também provavelmente sentiu vontade de chorar com a obra dele, se leu ou assistiu "O Meu Pé de Laranja Lima". O autor era uma pessoa que eu gostaria de ter como amigo - emocionava-se com a simplicidade da vida - e deixou transparecer esse sentimento em suas obras. Se não o conhece ainda, não perca mais tempo!

- Emmanuel - guia de Chico Xavier, o acompanhou durante parte de sua vida. Alguns de seus livros narram suas vidas em outras reencarnações.

- André Luiz - Também trabalhou com Chico Xavier; dentre outros livros, destaca-se "Nosso Lar", sucesso de vendas há anos, inclusive virou filme.

- Guimarães Rosa - estou descobrindo esse escritor, mas pelo que já li, deu pra sentir que o cara "manjava". Autor que não pode faltar nas listas dos clássicos.

Provavelmente, há outros que estou me esquecendo no momento. Mas esses aí em cima já garantem horas de entretenimento e emoção.

Um abraço pra você que leu até aqui.

juliana


P.S.: É difícil escrever sem usá-los - se não estou enganada, essa é a primeira frase da postagem em que utilizo os dito-cujos...

2 comentários:

  1. BOA BOA BOA, JÚ MAS PARA COMPLETAR SEU TEXTO....ESTES NOMES QUE CITOU UTILIZAM ADJETIVOS DO BEM, OU PARA O BEM... A IMPRENSA ATUAL ESTÁ CHEIA DE PESSOAS QUE UTILIZAM SEUS ADJETIVOS E O RESTANTE DO VOCABULARIO PRA DECREVER O SEU ATRASO OU MANTER O LEITOR EM SE ATRASO INTELECTUAL E COMPORTAMENTAL...

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Silvitcha!
    Abraço!
    juju

    ResponderExcluir