quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estações

O tempo está mudando...

Hoje fez um dia tão lindo em minha cidade... O pôr-do-sol estava lindo, sabe quando pára uma nuvem bem na frente do sol, e ficam uns riscos no céu? Então, estava assim, bonito de ver e sentir...

Gosto de perceber as mudanças das estações, embora não sejam tão marcantes aqui no Brasil.

O sol, por exemplo, já não é o mesmo do verão, que inunda o céu e os olhos com sua claridade... Agora, parece um farol, isolado, no meio do céu bem azulzinho, sem nuvens... Até a inclinação vai mudando, com o passar dos dias. Como sou friorenta, já não é um martírio ficar sob a luz dele, que aquece gostoso, sem queimar (claro, dependendo da hora do dia, né? Vai ficar embaixo do sol do meio-dia, andando na rua, pra ver se não esquenta...).

Gosto de passar por um local e constatar que há flores, onde uma semana atrás, haviam somente folhas. E o contrário também - uma árvore tão florida, que de repente aparece sem nada, às vezes nem folhas. Às vezes, as folhas continuam lá, mas o que muda é a cor - ora amareladas, ora verdes, ora esbranquiçadas... uma aquarela sem fim.

É o tal ciclo da vida, que não pára nunca, percebamos ou não.

Mas sabe o que eu gosto mesmo?

De notar essas diferenças, os verdadeiros espetáculos da natureza, que acontecem todos os dias à nossa volta, mesmo nas grandes cidades (quer um exemplo? Cidade grande e poluída - se você estiver em uma praça, vai notar que a natureza continua viva lá, com todos os seus cheiros, sons, cores, pequenos animais, insetos - mesmo que em espaço reduzido) e saber que sou privilegiada por notá-las, quando tanta gente nem as percebe. Ou, se as percebe, não tem paciência de parar alguns segundos e simplesmente contemplar.

De certa forma, quando noto as sutilezas desse caminhar da vida, me sinto viva, verdadeira, em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário