Hoje, vou colocar algumas fotos do nosso passeio às ruínas de Pukara de Quitor, em San Pedro de Atacama. Essas ruínas ficam num local estratégico, pois a visão lá do alto alcança muitos quilômetros de distância. Antigamente, essas ruínas eram uma fortaleza, utilizada pelo povo atacamenho, porque o lugar onde fica a cidade de San Pedro de Atacama é um oásis - então, a presença da água na região a tornava cobiçada por outros povos, mesmo antes da chegada dos espanhóis. Infelizmente, quando eles chegaram, a fortaleza não resistiu ao poder das armas de fogo, e a região foi dominada.
Eu gosto de passeios relacionados a História, mas quem gosta de apreciar belas paisagens também pode incluir esse local na sua lista. É muito linda a vista lá de cima.
Não consegui visitar os dois mirantes no topo da montanha, porque são acessados por trilhas diferentes, e eu fui lá de tarde - não daria tempo de visitar os dois (lembre-se - trilhas em montanhas já são mais difíceis por si só; em SPA, essa dificuldade aumenta, devido à secura do ar. Leve água). Então, fui no da trilha mais curta - o que dá pra ver o oásis lá embaixo. O outro, que não visitei, tem o Vale da Lua como paisagem.
Do ponto de vista histórico, achei que poderiam colocar mais informações - lá em cima também. Pelo menos na parte que visitei, elas ficam todas concentradas na parte de baixo da fortaleza, como essa placa - há várias, contando a história da ocupação do território atacamenho, tanto pelos povos indígenas, quanto pelos espanhóis:
Confira mais algumas fotos:
Essas foram tiradas na parte de baixo do sítio arqueológico - tem um caminho até lá, que pode ser acessado por bicicletas também. Vimos vários ciclistas nas ruínas; na bilheteria há um local para prender as bicicletas, enquanto visita-se a parte superior da atração.
Lugar bonito, né? Não é tão difícil de visitar, e rende belas fotos.
Um abraço!
Juliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário